WUSHU FEI HOK PHAI CEARÁ

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Histórico do Shifu Lope Chiu

Grão Mestre
Chiu Ping Lok
Breve Histórico


No ano de 1961 chega ao Brasil o Mestre Chiu Ping Lok, trazendo consigo todo um conhecimento adquirido ao longo dos anos. Havia sido até então praticante de Kung-Fu, Tai-Chi Chuan e Yoga na China.
Instalado aqui, logo começou a ensinar Kung-Fu em São Paulo no Clube Chinês. Na época, Mestre Lope Chiu (como ficou conhecido) dava aulas particulares a poucos alunos, mas, aos poucos, mais e mais pessoas começavam a se interessar por uma filosofia até então pouco divulgada. Foi assim que em 1969 o Mestre Lope Chiu fundou na cidade de Santo André a Academia Tai Chi de Yoga e Kung-Fu, sendo a primeira Academia de Artes Marciais registrada no Brasil.
Mestre Lope Chiu começou a treinar Kung-Fu com 4 anos de idade. Aprendeu muitos estilos com seus professores e mestres na China.
Vindo para o Brasil, criou e desenvolveu o estilo FEI HOK PHAI, preservando assim seus profundos conhecimentos em um único estilo. Para a formação deste estilo, mestre Lope selecionou e adaptou as melhores técnicas que aprendeu com seus mestres e os muitos estilos existentes na China.
Aqui no Brasil, com a formação de novos professores, abertura de novas escolas do estilo Fei Hok Phai e seu ensino se espalhando pelo País e exterior, foi fundada em 1977, a Associação Central Fei Hok Phai de Kung-Fu Wushu do Brasil, possuindo hoje professores e academias filiadas em várias cidades brasileiras.
Fei Hok Phai, Estilo da Garça Voando, é caracterizado, dentro da linha Shaolin do Sul, pelos movimentos da Garça, que são ágeis, harmoniosos e perigosos.
Dentro desse estilo, também são realizados movimentos do Dragão, Serpente, Tigre, Leopardo, Leão, Elefante, Macaco, Cavalo e Raposa.
Um dos katis (técnicas) mais significativos dos 28 encontrados no Fei Hok Phai é o Pao Hok Chuan, Movimento da Garça e Leopardo, que tem origem no Hung Tao Choi Mei Gar. Este Kati é composto por técnicas de Leopardo, caracterizadas pelo desenvolvimento de velocidade pela grande destreza dos movimentos e por técnicas da Garça, que são caracterizadas por movimentos realizados com leveza, agilidade e harmonia.
Nas técnicas encontradas neste estilo, também estão presentes várias armas típicas, tais como: bastões, facões, espadas, punhais, bastões articulados em três, flauta, lança de 1 ponta, lança de 2 pontas, lança de meia-lua, bastão com facão de nove argolas, bastão longo, corrente entre outros.
A ASSOCIAÇÃO CENTRAL FEI HOK PHAI DE KUNG-FU WUSHU DO BRASIL e seu estilo estão filiados às seguintes entidades Nacionais e Internacionais:

* FEDERAÇÃO PAULISTA DE KUNG FU- F.P.K.F.
* CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KUNG FU - C.B.K.F.

* HONG KONG CHINESE MARTIAL ARTS ASSOCIATION LIMITED.

* INTERNATIONAL DRAGON AND LION DANCE ASSOCIATION LIMITED-HOG KONG.

* INTERNATIONAL CHINESE KUOSHU FEDERATION- ICKF-KAOSHUNG -TAIWAN.

Histórico Mestre Júlio

 Mestre Julio Ceará

Breve Histórico


Mestre Julio Firmino Melo começou no mundo das artes Marciais no ano de 1986, com incentivo dos seus amigos, começou a praticar Capoeira em o Centro Comunitário na cidade de Fortaleza Ceará.

Mas sua infância foi muito complicada por causa de sua doença a Asma, onde sua família não deixava praticar nenhum tipo de esporte, sempre que ia fazer qualquer atividade física, logo sofria muito com as crises de Asma, mais não tinha jeito sempre fugia escondido de sua família para treinar, mais não só sua doença como a discriminação deixou afastado da Capoeira.

Naquele tempo quem praticava a Capoeira era considerado como marginal ou vagabundo, mas eles não sabiam da riqueza que tinha nosso povo, que hoje se tornou patrimônio Histórico do País.

Em 1989, por intermédio de amigo foi convidado a assistir uma aula de Kung-Fu que era pouco conhecido, foi quando onde conheceu o Professor Evando Rodrigues logo ficou maravilhado com os movimentos de respiração executado pelo o Professor, sempre quando o Professor Evando ia falar, falava do Grão Mestre Chiu Ping Lok de sua sabedoria como mestre,  começou a treinar o estilo Fei Hok Phai.

Em 1996, por motivo de doença de seu professor teve que parar os treinos, onde ainda não tinha ninguém que ficasse responsável pelo o Estilo no estado. Em 2000 conheceu o Professor Lucio dos Santos Praticante do Estilo Shaolin do Norte onde pegou experiência no Sanshou, Treinou com o Professor Lucio até 2002, mais suas raízes já estavam encravada no Estilo Fei Hok Phai.

Em 2004 viajou para São Paulo para conhecer a Academia Tai Chi Yoga de Kung-Fu, quando o Mestre Julio Ceará Chegou a Santo André SP, ficou Admirado Com a estrutura da Academia Tai Chi, onde logo na entrada você se depara com a arquitetura Chinesa que se parece com o Templo, Foi quando Conheceu o Grão Mestre Chiu Ping Lok, treinou também Yoga, Tai Chi Chuan, Sanshou, mas foi no Kung-Fu  Tradicional que se dedicou e aperfeiçoou mais.

A oportunidade de treinar com um verdadeiro Mestre foi muito importante para sua formação, aprendeu não só o lado marcial mais também a Cultura e o folclórico Chinês, como a
dança do Leão e dança do Dragão.Pois a experiência que obteve com as aulas do Mestre Lope Chiu, contribuiu muito para se torná-lo um verdadeiro professor de Kung-Fu.

Em 2005, já graduado faixa preta, fundou na cidade de Fortaleza na AV. Sargento Hermínio Nº3696 no Bairro: Presidente Kennedy, Associação Fei Hok Phai de Kung-Fu Wushu do Ceará, com o objetivo de ensinar e divulgar na região o Estilo Fei Hok Phai, com alguns alunos graduados, que foi se desenvolvendo e se fortalecendo, vindo a se tornar, uma grande referência para o Kung-Fu no Ceará.

Em 2006, o Grão Mestre Lope Chiu convidou para fazer Parte da Organização do Curso da Dança do Leão em Recife-PE, onde teve a honra, Organizou vários Curso de Wushu, Defesa Pessoal e Cni-Ná em sua Associação.

Em 2017 foi Graduado Mestre pela entidade Shaolin do Sul em SP com o Presidente Grão Mestre Benedito de Barros Filho.

O Mestre Julio Ceará Vem participando do desenvolvimento do Kung-Fu no estado, onde alguns de seus alunos são destaques em vários Campeonatos Estaduais, Nacionais.

Ocupou o cargo de Vice-Diretor Técnico do Estilo Fei Hok Phai no Nordeste, na gestão 2004 a 2006, representante da A.O Wushu ( Associação Olímpica de Wushu )no estado é Representante Oficial do estilo Fei Hok Phai no Estado do Ceará.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

HISTÓRICO DO ESTILO FEI HOK PHAI



ORIGEM
 do Estilo Fei Hok Phai

Significado = Estilo da Garça Voando Fei = Voando Hok = Garça Phai = Estilo

Para remontar a origem do estilo FEI HOK PHAI, temos que retornar ao século XVII em meados do ano 1650. Com a invasão Manchu já concretizada e a dinastia Ming expurgada e a Dinastia Ming instalada.
A cultura e a religião chinesas foram mantidas nos mosteiros, principalmente o mosteiro shaolin na província de Hunan, que se transformou também em focos de rebeldes que lutavam pela restauração da Dinastia Ming.
Por intermitiu de um informante, o imperador Manchu K’ang-hsi descobriu essa conspiração e mandou um exército destruir o Templo shaolin deste morticínio escaparam cinco monges que foram responsáveis pela restauração do templo shaolin e das suas técnicas.
Dos monges que escaparam do Templo de Shaolin, os mais importantes para o Estilo Fei Hok Phai são: Hung Fei Kun e Fong Si Yiu. Foi por intermédio deles que surgiu os estilos da Garça e Tigre: Hok Phai (Garça) e Hung Ka (tigre).
Hung Ka é um dos principais estilos da escola Wai Chia, também conhecida como Hung Gar ou Hung Kuen, Kung Fut, ou Kung Chia Phai. Originalmente é um estilo do Sul da China, devido a sua grande fama expandiu-se por toda a China. Hung Ka junto aos estilos Choy Lee Fut e Wing Chun, forma o trio mais sistemático e perfeito de todos os estilos chineses, é um estilo de linha direta ao ShaoLin, que conserva, com o passar do tempo, a pureza de suas técnicas.
Pulamos há alguns anos e iremos para Kwantung (Cantão) e vamos encontrar HUNG-KEI-KUN (Herói do Cantão). Ele foi um dos maiores lutadores que a China conheceu. Criador do estilo Hung, HUNG-KEI-KUN se notabilizou pôr inúmeros campeonatos vencidos e lutadores derrotados, HUNG-KEI-KUN ensinou sete discípulos especializando-os numa determinada técnica. Destas sete técnicas, cinco são muito importantes para nós, são elas:
São elas:

Kung-Ka - Choy-Ka - Lee-Ka - Mo-ka - Lao-Ka.

As quais formam a base do Estilo Fei Hok Phai.
Estas cinco técnicas foram aprendidas por Mestre Lope Chiu Ping Lok, criador do Estilo Fei Hok Phai, transformando-se num dos grandes expoentes desta nobre arte que é o Kung-Fu. Desta forma, vamos encontrar no estilo Fei Hok Phai uma mistura da escola interna Nei Chia e da escola externa Wai Chia.



Grâo Mestre Chiu Ping Lok - Mestre Júlio "Ceará" e o Grão Mestre Lopes Chiu.

Histórico Fei Hok Phai

O termo Fei Hok Phai pode ser traduzido como (estilo da garça voadora) Phai (estilo) Hok (garça) e Fei (voar, voando). Dos monge...