Wushu Tradicional
O Wushu Tradicional significa literalmente Arte Marcial Tradicional. No ocidente é mais comum o termo Kungfu. Na China, o Wushu Tradicional é o modo de vida e parte integral da cultura, sendo praticado por pessoas de todas as idades, visando a segurança, saúde e disciplina mental.
O Wushu Tradicional contém muitos estilos que são classificados didaticamente, entre diversas outras formas de classificação, como Internos (Neijia), Externos (Waijia) ou até Internos/Externos. Cada estilo possui técnicas que variam desde: mãos livres, armas, lutas combinadas, além do trabalho de Energia Interna, conhecido como Qi Gong.Os conhecimentos do Wushu Tradicional são passados necessariamente de Professor para Estudante.
Normalmente os mestres tinham diversos alunos e poucos discípulos, pois, quando escolhido, o pupilo tinha a incumbência de continuar o trabalho do seu mentor, fazendo parte da árvore genealógica da respectiva família.
Os tempos mudaram e assim também o Wushu Tradicional, mas a relação familiar continua sendo um critério forte de legitimidade dos praticantes em todo o mundo. Em 1999 a IWUF decidiu criar uma Comissão de Wushu Tradicional para iniciar a admissão de membros, de acordo com critérios estabelecidos por esta Comissão.
No VI Campeonato Mundial de Wushu, realizado na Armênia, em 2001, houve a recomendação de que a IWUF realizasse Primeiro Festival Mundial de Wushu Tradicional e o evento ocorreu em 2004.A CBKW tem acompanhado as ações da IWUF sobre os eventos que incluem o wushu tradicional e realizou em 2005, com o apoio da federações filiadas, um Mapeamento dos estilos existentes no nosso país, visando o conhecimento e organização destes que estão em desenvolvimento no Brasil.
A CBKW oferece uma base mínima de definição para o wushu tradicional a partir do que se segue:
1) Considerando a China como berço do wushu, então, o wushu tradicional deve ter sua origem na China ou, ao menos, na tradição chinesa, ou seja, por alguém que tenha nascido e vivido na China e, portanto, carrega na sua visão de mundo elementos da cultura chinesa;
2) O estilo deve passar de Instrutor para aluno de forma oficial, ou seja, o docente deve apresentar vinculação de aprendizagem com algum mestre que tenha vinculação oficial do estilo, remetendo à sua origem: China;
3) Para ser considerado wushu tradicional o estilo deverá ser conhecido em outras partes do mundo, minimamente na China, e de preferência em outros países.
Fontes CBKW:http://www.cbkw.org.br/trad1.html